terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nossos recursos naturais, nossas riquezas

           
            Você utiliza bem as coisas e objetos de sua propriedade? Você trata com parcimônia aquilo que pertence só a você? Se você respondeu sim a essas duas perguntas, então você percebe a importância de se tratar com exclusividade e respeito aquilo que nos é ímpar.
            Por que então não dispensar o mesmo tratamento àquilo que é de todos, inclusive seu? Refiro-me a nossa riqueza coletiva, aquilo que todos nós desfrutamos, os recursos naturais com os quais nosso Planeta nos presenteou.
            Esses recursos são escassos, ao mesmo tempo que são fundamentais para a nossa sobrevivência. Vivemos então, em um dilema: como conservar e ao mesmo tempo bem utilizar esses recursos em prol de nosso bem-estar? É aí que surge a importância de termos consciência para moldar nossa utilização de forma racional e reciclável.
            Respeito ao meio ambiente e aos nossos recursos naturais é respeito a você, a mim e a todos nós. Faça a diferença. Entre nessa onda.
Professora Rosemary

Fim ou Final



Leitor faz um alerta: “Um novo modismo invadiu a TV e os jornais. Não há mais fim de semana e sim final de semana.”
Só discordo quanto ao “novo modismo”. Há muito que observamos essa mania não só de “final de semana” mas também de “final de jogo”, “final de ano”, “final do dia”…
FINAL é adjetivo (opõe-se a INICIAL): partida final, prazo final, julgamento final, juízo final…
FIM é substantivo (opõe-se a INÍCIO): fim de semana, fim de jogo, fim de ano, fim do dia…
Substantivar um adjetivo não é erro, mas que você prefere: “Isso é o FIM da picada ou o final da picada”? É bom não confundir com a picada final.
Por outro lado, não podemos esquecer o famoso FINAL FELIZ. Não há quem diga “fim feliz”.
Isso significa, portanto, que o assunto não deve ser tratado como a velha discussão do “certo ou errado”. É questão de preferência.



Sendo assim, bom fim de semana a todos!!!!!!!!!!!!!


Andreza Arantes