terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO FINAL - 6ª SÉRIE

EXERCÍCIOS

01) Complete as lacunas utilizando a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular.
a) Disseram que estes doces são para ______ comer.
b) Já lhe disse que não há nada entre _______ e ela.
c) Para ________ fazer as lições, necessito dos livros.
d) Quem trouxe estes presentes para ____________?

02) De acordo com as indicações entre parênteses, inclua advérbios nas frases a seguir. Observe a diferença de sentido que eles acarretam nos enunciados e adapte o que for necessário.
a) Gosto de sorvete. (advérbio de dúvida) _____________________________________________________
b) Gosto de sorvete. (advérbio de intensidade) _________________________________________________
c) Gosto de sorvete. (advérbio de afirmação) ___________________________________________________
d) Gosto de sorvete. (advérbio de negação) ___________________________________________________

03) Reescreva as frases abaixo, adequando o uso pronominal a norma culta.
a) Entre Gonçalves e eu não há qualquer mágoa.
_______________________________________________________________________________________

b) Eu encontrei elas na praça.
_______________________________________________________________________________________

c) Atenderam nós com muita atenção.
_______________________________________________________________________________________

d) Vi ele passando pela rua.
_______________________________________________________________________________________

04) Classifique morfologicamente os termos destacados abaixo.
a) O professor fala alto. ___________________________________________________________________
b) O menino é alto._____________________________________________________________________
c) Ele entrou calmo.____________________________________________________________________
d) Ele entrou calmamente._________________________________________________________________

05) Dado o trecho de “ARTE DE AMAR” (com adaptação), de Manuel Bandeira, e considerando apenas as palavras sublinhadas, classifique-as morfologicamente.

ARTE DE AMAR

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

a) queres:______________________________
b) felicidade:____________________________
c) tua:_________________________________
d) amor:_______________________________
e) Deus:_______________________________
f) ela:_________________________________

06) Complete, usando porque / porquê / por que / porquê.
a) _____________ fazes isso comigo?
b) _____________ tenho meus motivos.
c) E não declaras _____________?
d) Nem eu sei o _____________.

Leia os períodos a seguir.
I) Por que você o julgou com tanta severidade?
II) Você não fez a prova por quê?
III) As causas por que discuti com ele são particulares.
IV) Não fiz a prova porque estava com dor de cabeça.
V) Bem, você sabe que o porquê dessa ausência é muito importante para a escola.

07) A partir da leitura, julgue os itens abaixo em verdadeiros ou falsos.
0(   ) No período I, os termos destacados são, respectivamente, preposição e pronome.
1(   ) O pronome “por quê”, período II, poderia ser substituído por “porque” sem que se incorresse em erro gramatical.
2(   ) No período IV, o termo destacado é uma conjunção.
3(   ) No período V, há apenas dois substantivos.
4(   ) No período III, os termos destacados são, respectivamente, preposição e pronome.

08) Julgue os seguintes itens quanto à associação entre a expressão ou o termo sublinhado e sua análise morfológica:
0(    ) Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte! (verbo)
1(    ) Tenho andado sem tempo. (conjunção)
2(    ) Comia com moderação (preposição)
3(    ) Oh! Que bom encontrei você! (interjeição)
4(    ) Não aprovo nem permitirei essas coisas. (conjunção) 

09) Com base no texto, marque V para os itens em que o termo destacado é uma conjunção e F para as demais classes morfológicas.
0(    ) “Quando nos comportamos bem, fica contente e parece uma pessoa coerente”.
1(    ) “Ou nos olha com olhos furiosos e nos faz morrer de medo...”
2(   ) “Ou nos olha com olhos furiosos e nos faz morrer de medo ou então usa aquela cara de salário baixo e nos faz chorar de pena.”
3(    ) “E então? Como foi hoje?” 
4(    ) “Bem, mas não entendo a professora deste ano.”

Leia as orações abaixo:

I – Carla ganhou do marido uma aliança de ouro.
II – Carla tem um coração de ouro.
III – O gato subiu no telhado para fugir do cachorro.
IV – Aquele rapaz encostado na moto é um gato.

10) Sobre as orações acima, julgue os itens a seguir.
0(   ) No item I, a palavra ouro está empregada como metal, ou seja, foi usada em sentido próprio, denotativo. 
1(   ) A palavra ouro, item II, quer dizer que Carla tem um bom coração, é uma pessoa generosa. Foi empregada em seu sentido conotativo.
2(   ) Denotação é o mesmo que sentido figurado. Uma palavra está empregada em sentido denotativo quando ela apresenta sentido fora do habitual, sentido figurado. 
3(   ) No item IV, o termo destacado em “Aquele rapaz encostado na moto é um gato.” está empregado em sentido denotativo.
4(   ) No item III, o termo destacado em “O gato subiu no telhado para fugir do cachorro.” está empregado em sentido conotativo.

11) A preposição é uma palavra invariável que une duas outras palavras indicando a relação de sentido que há entre elas. Com base nessa informação, faça a correspondência entre as relações semânticas que as preposições estabelecem na segunda coluna conforme a primeira.
a - matéria
b - companhia
c - falta
d - posse
e - tempo
f - meio

(   ) Sairemos com você.
(   ) Tenho andado sem saúde.
(   ) Não falaremos durante as aulas.
(   ) Iremos de avião.
(   ) Viajaremos no carro de Joaquim.
(   ) O carro é feito de fibra.

12) Considere estas orações (de I a V) para julgar os itens seguintes ( de 0 a 4) verdadeiros ou falsos.

I) Achei o que procuravas.
II) Se eles são felizes, nós também o seremos.
III) Achei-o em sua mesa.
IV) O povo brasileiro sempre ansiou por liberdades democráticas.
V) Reconheci-o na rua.

0 (   ) Todas os termos destacados acima pertencem a mesma classificação morfológica.
1 (   ) A oração I possui um pronome demonstrativo.
2 (   ) Os vocábulos “o”, oração I, e “o”, oração III, são exemplos de pronomes demonstrativos.
3 (   ) “O”, na oração IV, é um artigo, pois precede o substantivo “povo”.
4 (   ) Na oração V, o termo em destaque é um pronome pessoal oblíquo átono.
       
13) Considere estas orações para julgar os itens seguintes em verdadeiros ou falsos.
I)  A boneca estava na mesa, mas eu não a tinha visto.
II ) A minha tia é a da direita.
III) Qual a menina mais bela da escola? Seria a de uniforme colorido?
IV) Eu a Encontrei em seu carro.

0(   ) Todas os termos destacados acima não pertencem a mesma classificação morfológica.
1(   ) A oração I possui um pronome demonstrativo.
2(   ) Os termos destacados, oração III, são respectivamente artigo e pronome demonstrativo.
3(   ) “A”, oração I, é um artigo, pois precede o substantivo “boneca”.
4(   ) Na oração IV, o termo em destaque é um pronome pessoal oblíquo átono.

14) O uso do verbo “Há” e da preposição “a” costuma causar algumas confusões, portanto, assinale a única alternativa que esteja em desacordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
0(   ) As férias terminarão a 15 de fevereiro.
1(    ) As férias terminaram a 15 de fevereiro.
2(    ) Daqui a alguns anos estaremos no terceiro milênio.
3(    ) Estamos há poucos anos trabalhando aqui.
4(    ) O início da fabricação da bebida remonta há mais de seis mil anos.

15) Complete as lacunas a seguir com “onde” ou “aonde”.
a) Não entendo _______ ele estava com a cabeça.
b) Dê _______ você está falando?
c) _______ querem chegar com essas atitudes?
d) _______ está seu orgulho?
e) Irei _______ quer que eu vá.
f) _______ ele foi assim tão cedo?
g) _______ você mora?

16) Identifique e classifique as conjunções coordenativas abaixo.
a) O agricultor colheu o trigo e o vendeu.
b) Não aprovo nem permitirei essas coisas.
c) Os livros não só instruem mas também divertem.
d) Querem ter dinheiro, mas não trabalham.
e) Ela não era bonita, contudo cativava pela simpatia.
f) Os seqüestradores deviam render-se ou seriam mortos.
g) Ou você estuda ou arruma um emprego.
h) Ora triste, ora alegre, a vida segue o seu ritmo.
i) Quer reagisse, quer se calasse, sempre acabava apanhando.
j) As árvores balançam, logo está ventando.
k) Você é o proprietário do carro, portanto é o responsável.
l) Não solte balões, pois podem causar incêndios.
m) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.

17) Classifique os advérbios abaixo:
a) Eu senti que eles não iam me entender nunca.
b) Engoliu o bolo depressa.
c) Ela é muito bonita.
d) O bandido estava longe.
e) Isso está muito interessante!
f) Eu sempre lhe dizia isso.

PROFESSORA ROSEMARY 




Nenhum comentário:

Postar um comentário