REDE ISAAC NEWTON
ENSINO FUNDAMENTAL II
PROFESSOR (A): ROSEMARY
ALUNO(A):
___________________________________________
DATA: ____/____/2012
UNIDADE: (
) TAGUATINGA SUL ( ) RIACHO FUNDO I
Lista de Exercícios – Recuperação 6ª Série
01)
Considere estas orações (de I a IV) para julgar os itens seguintes verdadeiros
ou falsos.
I) A
boneca estava na mesa, mas eu não a
tinha visto.
II)
Achei-o em sua mesa.
III)
O povo brasileiro sempre
ansiou por liberdades democráticas.
IV)
Reconheci-o na rua.
0( )
Todas os termos destacados acima não pertencem a mesma classificação
morfológica.
1( )
Os vocábulos “o”, oração II, e “o”, oração IV, são exemplos de pronomes pessoais
oblíquos átonos.
2( )
Os termos destacados, oração I, são respectivamente artigo e pronome
demonstrativo.
3( )
“A”, oração I, é um artigo, pois precede o substantivo “boneca”.
4( )
Na oração IV, o termo em destaque é um pronome pessoal demonstrativo.
02) Reescreva as
frases abaixo, adequando o uso pronominal a norma culta.
a)
Entre ela e eu não há qualquer mágoa.
____________________________________________________________________________
b)
O processo está aí para mim examinar.
____________________________________________________________________________
c)
Atenderam nós com muita atenção.
____________________________________________________________________________
d)
Vi ele passando pela rua.
____________________________________________________________________________
03) O uso do
verbo “Há” e da preposição “a” costuma causar algumas confusões. Assinale a
única alternativa que esteja em desacordo com a norma culta da Língua
Portuguesa.
a) ( )
Não
vejo Lourdes há cinquenta anos.
b) ( )
Este
cheque foi descontado a dois meses.
c) ( )
Este
cheque será descontado a dois meses da sua data.
d) ( )
Estamos
a poucos anos do século XXI.
Leia, com
atenção, o texto seguinte para desenvolver o que se pede.
Bom
não é malvado
Causos de Rolando Boldrin
O viajante chegou numa cidade e
perguntou o que tinha pra se fazer ali, pra móde distrair um pouquinho. Logo
lhe disseram que havia lá no arrabalde da cidade uma rinha de galo. Lugar onde
colocam os coitadinhos para brigar.
Era a vez de um galo branco muito
bonito, de crista vermelha, e de um galo preto, também muito bonito. Galos com
esporas afiadas com lima. Coisa de gente ruim mesmo, pois onde já se viu afiar
as esporas pra um deles sair prontinho pra ir pra panela do bar mais próximo?
Mas vamos ao causo.
Viajante (para
um apostador) – Moço? Eu também queria fazer uma fezinha, só que não
conheço a qualidade dos galos que vão brigar. Qual é o bom, heim?
Apostador (respondendo
sem olhar para o viajante)
– O bom é o galo branco.
O viajante, sem pestanejar, lascou uns
500 mil réis no galo branco.
Começou a briga e foi aquela loucura.
Esporada pra cá, pra lá, que era um deus-nos-acuda. Voava sangue. E o pior é
que voava sangue do galo branco, que não deu pro cheiro. O galo preto tinha
levado a melhor. E quem tinha mesmo levado a pior era o nosso viajante, que
perdeu aí uns bons trocados.
Viajante (para
o apostador) – Ô moço, o senhor não disse que o bom era o galo branco? Eu
acabo de perder 500 por sua causa.
Apostador (na
maior cara-de-pau de interiorano) – O bom era o branco, mesmo. Porque o
preto... o preto é o marvado, sô! (E
ainda ri.)
(Brasil - Almanaque de Cultura Popular – março – 2006,
pág. 32)
04) Sobre o
texto, julgue os itens que seguem.
0( ) O viajante e o apostador foram divergiram
quanto ao significado da palavra “bom”.
1( ) A palavra ”da”, linha 2, é contração da
preposição “de” e o artigo “a”.
2( ) Não há, no texto, exemplos de combinação
de preposições.
3( ) Em “O galo preto tinha levado a
melhor”, o termo destacado é um pronome demonstrativo.
4(
) Em “Era a vez de um galo branco
muito bonito” e “Eu acabo de perder 500 por sua causa.”, os vocábulos
destacados são preposições.
05)
A preposição é uma palavra invariável que une duas outras palavras indicando
determinada relação de sentido entre
elas. Com base nesta informação, faça
a correspondência entre as relações semânticas que as preposições estabelecem
nas frases da segunda coluna conforme as
classificações da primeira coluna .
a - assunto
b - companhia
c - direção
d -
finalidade
e -
instrumento
f - meio
( ) Falamos sobre política.
( ) Elza estava com suas amigas na sorveteria.
( ) Não olhe para trás.
( ) Apanhou de chinelo.
( ) Estude para prova.
( ) Viajamos de avião.
Leia
a piada abaixo com atenção.
A
professora diz pro Joãozinho:
__
Sua redação sobre o cachorro está igualzinha à do seu irmão!
__
É que o cachorro é o mesmo, professora!
(mais anedotinhas do Bichinho da Maçã.São
Paulo: Melhoramentos, 1993.p.18.)
06)
De acordo com o sentido do texto, julgue os itens que seguem em verdadeiros ou
falsos.
0
( ) O texto apresenta uma preposição
que introduz a noção de assunto.
1
( ) A palavra “à” é fusão da preposição
“a” com o artigo “a”.
2
( ) Em “É que o cachorro é o
mesmo, professora!”, os termos destacados são, respectivamente, preposição e
artigo.
3
( ) Em “A professora diz
pro Joãozinho”, o termo destacado pode ser substituído por “há” sem alterar o
sentido da frase.
4
( ) Na segunda linha do texto, temos
três exemplos de preposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário