terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lista de Exercícios de Língua Portuguesa (GRAMÁTICA) – Recuperação 6ª Série


REDE ISAAC NEWTON
ENSINO FUNDAMENTAL II
PROFESSOR (A): ROSEMARY
ALUNO(A): ___________________________________________     
DATA: ____/____/2012
UNIDADE: (    ) TAGUATINGA SUL        (    ) RIACHO FUNDO I                            


Lista de Exercícios – Recuperação 6ª Série

01) Considere estas orações (de I a IV) para julgar os itens seguintes verdadeiros ou falsos.
I)  A boneca estava na mesa, mas eu não a tinha visto.
II) Achei-o em sua mesa.
III) O povo brasileiro sempre ansiou por liberdades democráticas.
IV) Reconheci-o na rua.

0(   )      Todas os termos destacados acima não pertencem a mesma classificação morfológica.
1(   )      Os vocábulos “o”, oração II, e “o”, oração IV, são exemplos de pronomes pessoais oblíquos átonos.
2(   )      Os termos destacados, oração I, são respectivamente artigo e pronome demonstrativo.
3(   )      “A”, oração I, é um artigo, pois precede o substantivo “boneca”.
4(   )      Na oração IV, o termo em destaque é um pronome pessoal demonstrativo.

02) Reescreva as frases abaixo, adequando o uso pronominal a norma culta.

a) Entre ela e eu não há qualquer mágoa.
____________________________________________________________________________

b) O processo está aí para mim examinar.
____________________________________________________________________________

c) Atenderam nós com muita atenção.
____________________________________________________________________________

d) Vi ele passando pela rua.
____________________________________________________________________________

03) O uso do verbo “Há” e da preposição “a” costuma causar algumas confusões. Assinale a única alternativa que esteja em desacordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

a) (   )            Não vejo Lourdes há cinquenta anos.
b) (   )            Este cheque foi descontado a dois meses.
c) (   )            Este cheque será descontado a dois meses da sua data.
d) (   )            Estamos a poucos anos do século XXI.

Leia, com atenção, o texto seguinte para desenvolver o que se pede.

 

Bom não é malvado

Causos de Rolando Boldrin

O viajante chegou numa cidade e perguntou o que tinha pra se fazer ali, pra móde distrair um pouquinho. Logo lhe disseram que havia lá no arrabalde da cidade uma rinha de galo. Lugar onde colocam os coitadinhos para brigar.
Era a vez de um galo branco muito bonito, de crista vermelha, e de um galo preto, também muito bonito. Galos com esporas afiadas com lima. Coisa de gente ruim mesmo, pois onde já se viu afiar as esporas pra um deles sair prontinho pra ir pra panela do bar mais próximo?
Mas vamos ao causo.
Viajante (para um apostador) – Moço? Eu também queria fazer uma fezinha, só que não conheço a qualidade dos galos que vão brigar. Qual é o bom, heim?
Apostador (respondendo sem olhar para o viajante) – O bom é o galo branco.
O viajante, sem pestanejar, lascou uns 500 mil réis no galo branco.
Começou a briga e foi aquela loucura. Esporada pra cá, pra lá, que era um deus-nos-acuda. Voava sangue. E o pior é que voava sangue do galo branco, que não deu pro cheiro. O galo preto tinha levado a melhor. E quem tinha mesmo levado a pior era o nosso viajante, que perdeu aí uns bons trocados.
Viajante (para o apostador) – Ô moço, o senhor não disse que o bom era o galo branco? Eu acabo de perder 500 por sua causa.
Apostador (na maior cara-de-pau de interiorano) – O bom era o branco, mesmo. Porque o preto... o preto é o marvado, sô! (E ainda ri.)
(Brasil - Almanaque de Cultura Popular – março – 2006, pág. 32)

04) Sobre o texto,  julgue os itens que seguem.
0(   ) O viajante e o apostador foram divergiram quanto ao significado da palavra “bom”.
1(   ) A palavra ”da”, linha 2, é contração da preposição “de” e o artigo “a”.
2(   ) Não há, no texto, exemplos de combinação de preposições.
3(   ) Em “O galo preto tinha levado a melhor”, o termo destacado é um pronome demonstrativo.
4(  ) Em “Era a vez de um galo branco muito bonito” e “Eu acabo de perder 500 por sua causa.”, os vocábulos destacados são preposições.

05) A preposição é uma palavra invariável que une duas outras palavras indicando determinada relação de sentido  entre elas. Com base nesta informação, faça a correspondência entre as relações semânticas que as preposições estabelecem nas frases da  segunda coluna conforme as classificações da primeira coluna .
a - assunto
b - companhia
c - direção
d - finalidade
e - instrumento
f - meio

(   ) Falamos sobre política.
(   ) Elza estava com suas amigas na sorveteria.
(   ) Não olhe para trás.
(   ) Apanhou de chinelo.
(   ) Estude para prova.
(   ) Viajamos de avião.

Leia a piada abaixo com atenção.

 A professora diz pro Joãozinho:
__ Sua redação sobre o cachorro está igualzinha à do seu irmão!
__ É que o cachorro é o mesmo, professora!
(mais anedotinhas do Bichinho da Maçã.São Paulo: Melhoramentos, 1993.p.18.)


06) De acordo com o sentido do texto, julgue os itens que seguem em verdadeiros ou falsos.
0 (   ) O texto apresenta uma preposição que introduz a noção de assunto.
1 (   ) A palavra “à” é fusão da preposição “a” com o artigo “a”.
2 (   ) Em “É que o cachorro é o mesmo, professora!”, os termos destacados são, respectivamente, preposição e artigo.
3 (   ) Em “A professora diz pro Joãozinho”, o termo destacado pode ser substituído por “há” sem alterar o sentido da frase.
4 (   ) Na segunda linha do texto, temos três exemplos de preposição.

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